Escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos, vestir-se, trabalhar… Você só é capaz de praticar todas essas ações cotidianas graças à articulação mais flexível do corpo humano, a dos ombros. E quando a dor se instala nessa região, ela acaba atrapalhando o seu dia de várias maneiras.
A dor no ombro é bastante comum e se encontra em terceiro lugar na lista das queixas mais frequentes nos consultórios médicos, perdendo apenas para as dores na lombar e nos joelhos. O incômodo é geralmente mais presente em pessoas de 45 a 65 anos. E o grupo mais afetado é o das mulheres.
Segundo o ortopedista do Santa Saúde, Thiago Abreu, o ombro é uma articulação extremamente utilizada durante o dia a dia, por isso, é necessário ter cuidado com essa parte do corpo. “Temos que evitar atividades que exijam a manutenção dos braços elevados ou afastados do corpo, para não sobrecarregar esta articulação. Temos que sempre praticar atividades físicas regulares, mantendo essa musculatura forte e alongada. É preciso tomar cuidado com as posições, principalmente aquelas do nosso dia-a-dia, como no trabalho, e deixar o ombro próximo do corpo para evitar esse esforço maior. Uma dica especial para as mulheres é evitar carregar bolsas muito pesadas nos ombros”, orienta.
Para prevenir ou colaborar com o tratamento de dores no ombro é necessário procurar ajuda médica o mais rápido possível. Mas outras dicas também são valiosas, como ficar atento à postura no trabalho e ao usar o celular e evitar ficar sentado por horas seguidas, sem pausas.
Precisou de ajuda médica? Basta ligar no Santa Saúde. O telefone é: 3339-2400.