Durante todo o dia, com a correria, é normal não darmos atenção aos nossos pés. Porém, quantas vezes você já chegou em casa com eles doloridos ou inchados? Os pés representam 25% dos ossos do corpo, 18% das articulações e 6% dos músculos, ou seja, caso qualquer uma dessas partes seja lesionada podemos causar sérios danos à nossa saúde. No Santa Dica desta segunda-feira (26), quem falou sobre essa parte tão essencial do corpo foi o enfermeiro Luiz Marcos Raposo.
Raposo orientou sobre os principais cuidados que as pessoas devem ter com os pés. A primeira dica foi em relação ao corte de unhas. Segundo o enfermeiro, quando a unha é cortada de forma errada, ela sai de sua curvatura original e pode encravar o que pode levar a infecções. “Algumas pessoas, como o diabético, possuem unhas muito grossas. Nesses casos, procure um profissional especializado para fazer o corte da unha. Caso não seja possível, coloque o pé por cinco minutos em água morna para amaciar a unha e depois faça o corte, em linha reta para não machucar”, explica.
O enfermeiro explicou ainda sobre o melhor horário para ir às compras por sapatos. “O ideal é fazer compras de sapatos durante a tarde, porque nesse período os pés estão inchados, então quando a pessoa calçar um sapato e ele ficar adequado no pé, de manhã ele vai ficar ainda mais confortável.”
Segundo o enfermeiro, os diabéticos, por exemplo, não têm muita sensibilidade e o inchaço dos pés pode causar bolhas que podem levar a feridas.
Em períodos de temperatura mais baixa, Raposo explica que é essencial manter os pés bem aquecidos. “Pessoas que possuem problemas vasculares podem ter a circulação nas extremidades diminuída e isso pode gerar sensações desagradáveis.”
Por último, o enfermeiro orienta que se evite andar descalço, já que os pés podem ser machucados e isso pode facilitar e propiciar o fungo nas unhas. “A principal recomendação, principalmente para as mulheres, é nunca tirar a cutícula, já que ela é uma defesa do organismo. Quando as pessoas retiram as cutículas, se abre uma porta para bactérias, fungos e doenças”, alerta.
Luiz Marcos Raposo atende no Santa Saúde, Programa Assistencial da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. Para buscar atendimento ou mais informações, basta ligar: 3339-2411.
Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM