Conecte-se conosco

Destaque

Santa Dica: psicóloga explica a importância da psicoterapia para adolescente

Publicado

em

A vida é sempre cheia de oscilações, de momentos alegres e outros nem tanto, de desafios e aprendizados. E, claro, isso não é diferente na adolescência. Aliás, é ainda mais relevante. Essa fase é marcada por uma série de mudanças. Daí a importância da psicoterapia para adolescentes. 

A psicóloga Mariana Cota explica a diferença entre o psicólogo de um adulto, de uma criança e de um adolescente. Segundo ela, o psicólogo infantil trabalha o lúdico, já o de adultos trabalha com a escuta pois uma pessoa adulta já se desenvolveu cognitivamente e consegue falar melhor sobre si. “O adolescente não é uma criança e não gosta de ser tratado como tal, mas também ainda não terminou de se conhecer e não tem a parte cognitiva desenvolvida por completo. Então, é necessário um psicólogo que consiga trabalhar com adolescente que não seja infantilizando, mas entendendo seus limites da sua forma de se expressar e se entender”, conta. 

O adolescente precisa lidar com mudanças físicas, psicológicas, emocionais e sociais. É comum que haja uma série de emoções misturadas e nem sempre o adolescente saiba lidar bem com elas . “Por ser uma fase tão diferente da vida, é importante que o adolescente tenha um lugar seguro onde se sinta acolhido para entender melhor suas emoções e seus sentimentos que são novidades para ele. É importante oferecer esse lugar que além de seguro, é sigiloso e livre de julgamentos.”

Mariana afirma que a psicoterapia é um espaço baseado no diálogo e na confiança. Durante as sessões serão estabelecidos vínculos graduais. “Para a família, é necessário que ela respeite esse espaço também — existe uma relação de confiabilidade entre o profissional e o paciente, e por ética ela não pode ser quebrada, salvo em casos em que há riscos à vida ou integridade do adolescente. Ou seja, os pais e mães não devem querer saber o que foi dito na consulta”, orienta. 

Por fim, a psicóloga explica que quando um adolescente vai à terapia, toda a família vai também, mesmo que isso não a inclua nas sessões. Isso significa que, para essa fase ser menos turbulenta, é importante que o entorno auxilie. 

Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM

Continue Lendo

Destaque

Veja dicas para usar seu cartão com segurança e evitar fraudes

Publicado

em

Por

Os cartões se tornaram uma ferramenta muito comum no dia a dia das pessoas. Com sua praticidade, é fácil fechar uma compra rapidamente e sem precisar estar com dinheiro em mãos. 

Infelizmente, os cartões não só trouxeram praticidade como também facilitaram as fraudes. As fraudes são um tormento para quem gosta dessa praticidade e, principalmente, de fazer compras online. Por isso, é de suma importância ficar atento e se prevenir desses golpes.

Confira algumas dicas para usar seu cartão com segurança e evitar fraudes: 

1) Comprar em sites falsos é um dos golpes mais comuns. Antes de finalizar uma compra ou fazer um cadastro, faça uma busca rápida na internet e cheque se o site tem uma boa reputação entre os clientes.

2) Antes de comprar um produto em promoção, compare com o valor de outras lojas. Se o preço, condições de pagamento ou taxas estiverem muito abaixo, provavelmente a oferta é falsa. Inserir seus dados nesse tipo de site pode ser um risco.

3) Atenção ao conectar seu dispositivo em redes Wi-Fi em espaços públicos. Essas redes são abertas e qualquer pessoa pode utilizá-las. Por isso, evite fazer cadastros e digitar seus dados pessoais e bancários quando estiver fora de casa. 

4) Evite repassar dados por telefone ou mensagem. Geralmente, as empresas não pedem confirmação de dados por esses meios. Nesse caso, entre em contato com a empresa.

5) Utilizar cartões virtuais para realizar compras pela internet pode ser uma opção mais segura. Isso porque alguns bancos oferecem cartão virtual temporário, sendo possível utilizá-lo apenas uma vez, o que pode evitar muitos golpes.

Fonte: R7

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana