Santa Dica: você sabe o que é a iridologia? Farmacêutica fala sobre exame realizado nos olhos

O que seus olhos podem dizer sobre você e sua saúde? O tema do Santa Dica desta segunda-feira é a iridologia. Mas você sabe o que é isso? 

A íris é formada pelo conjunto de filamentos, pigmentos e manchas. Existe uma ciência ou uma medicina alternativa que avalia predisposições físicas e emocionais a partir dos olhos. Essa análise é chamada de iridologia. “Através da análise da íris, é possível fazer um check-up do nosso estado de saúde, descobrindo eventuais desequilíbrios”, explica a Farmacêutica Bioquímica do Santa Saúde, Cristiane Coelho. 

A farmacêutica explica que o exame feito consiste na avaliação da íris. Segundo ela, o profissional utiliza diversos equipamentos para efetuar um exame detalhado da íris. Através da observação de desenhos, raios, buracos, pontos ou mudanças de cores, o iridologista compara essas zonas da íris com gráficos que mostram a sua zona correspondente no corpo humano.

Em relação às vantagens da técnica, Cristiane afirma que a iridologia é capaz de fornecer análises profundas e até mesmo diagnósticos claros em diversos níveis. “Ela ainda facilita a identificação de doenças, sejam elas já existentes ou preexistentes, tornando mais simples a busca por meios de contribuição para sintomas específicos. Por não ser um tipo de medicina invasiva, ela não oferece riscos aos seus pacientes”, conta. 

Essa medicina pode ser tida como um tipo de diagnóstico complementar, pois ela pode revelar inúmeras áreas do corpo humano que carecem de mais atenção. A técnica ajuda em diagnósticos como: artrite, hipotireoidismo, problemas psicológicos como ansiedade, certos tipos de fobia, estresse etc, insônia e estado nutricional, imunológico e metabólico. “Vale destacar que o exame da íris não se propõe como exclusivo. Exames clínicos são insubstituíveis e indispensáveis”, alerta. 

Fonte: Correio da Serra/ Jornalismo 93 FM