Destaque

São João del-Rei tem novo caso de Streptococcus A confirmado

São João del-Rei teve mais um caso de infecção pela bactéria Streptococcus A confirmado. A informação foi divulgada ontem (07) no primeiro boletim sobre a aplicação de testes rápidos para detecção da bactéria.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São João, os primeiros testes foram aplicados nesta terça-feira. Dos seis testes realizados na cidade, cinco tiveram resultado negativo e um deu positivo para a Streptococcus A.

Com isso, foram dois casos confirmados da bactéria até o momento. O primeiro foi o de uma menina de 9 anos que ficou internada com sintomas como febre, lesão em calcâneo e no pé. No dia 18 de outubro, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) confirmou a contaminação por Streptococcus sp. alfa-hemolítico, mas a menina já teve alta hospitalar.

Três crianças de São João del-Rei morreram com suspeita da doença. A primeira morte, de um menino de 10 anos, foi notificada em 24 de setembro e, segundo nota, apesar de a declaração de óbito ter apontado infecção por Streptococcus pyogenes, não foi feita coleta de material para confirmação laboratorial.

A segunda morte foi de uma menina de 3 anos, notificada em 8 de outubro. Segundo a declaração de óbito, ela teve insuficiência respiratória aguda, hemorragia pulmonar, infecção não especificada e outros defeitos da coagulação. O teste para a Streptococcus A foi feito, mas o resultado ainda não foi divulgado.

Já a terceira morte, de uma menina de 10 anos, foi atribuída à disfunção de múltiplos órgãos como consequência de choque séptico. O teste dela, realizado pela Funed, deu negativo para a bactéria.

Devido a essa situação, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) receberam 2 mil testes rápidos para a detecção da bactéria, que serão aplicados conforme recomendação médica. Também estão sendo feitos testes do tipo Cultura Swab Orofaringe, conforme indicação médica.

Com informações do G1 e Prefeitura de São João del-Rei

Continue Lendo

Destaque

Medicina Veterinária do UNIPAC Barbacena recebe nota máxima pelo MEC

O curso de Medicina Veterinária do UNIPAC Barbacena conquistou nota máxima atribuída pelo Ministério da Educação (MEC), reforçando seu compromisso com a excelência. A diretora acadêmica, Sarah Russo, expressou sua satisfação com o reconhecimento e destacou o empenho contínuo da instituição em proporcionar uma formação de qualidade aos seus alunos.

Segundo a diretora, a análise positiva é reflexo do constante investimento em estrutura, corpo docente qualificado e metodologias inovadoras. “Receber a nota máxima é uma validação do nosso empenho com o ensino. Estamos dedicados a oferecer uma formação sólida e atualizada, preparando nossos estudantes para os desafios do campo veterinário”, afirmou.

A avaliação considera diversos aspectos, incluindo infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico e desempenho dos estudantes. A nota 5 evidencia a excelência do curso de Medicina Veterinária do UNIPAC Barbacena em todas essas áreas, consolidando sua posição como uma referência na região.

Para o reitor, Dr. Fábio Afonso Borges de Andrada, “a nota demonstra uma educação de altíssima qualidade, transformadora e inovadora”. Ele dedica a conquista aos alunos, razão da existência da instituição, aos professores e à coordenação. “É fruto direto do incansável trabalho de nossas equipes”, reiterou o reitor.

“A UNIPAC reafirma seu compromisso em oferecer uma educação superior de qualidade, preparando profissionais capacitados e éticos para contribuir significativamente para a saúde. O conceito máximo do MEC é um estímulo adicional para a instituição continuar inovando e se aprimorando, proporcionando uma experiência educacional enriquecedora aos seus estudantes”, completou Fernando Santana, pró-reitor do UNIPAC.

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana