São João del-Rei teve mais um caso de infecção pela bactéria Streptococcus A confirmado. A informação foi divulgada ontem (07) no primeiro boletim sobre a aplicação de testes rápidos para detecção da bactéria.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São João, os primeiros testes foram aplicados nesta terça-feira. Dos seis testes realizados na cidade, cinco tiveram resultado negativo e um deu positivo para a Streptococcus A.
Com isso, foram dois casos confirmados da bactéria até o momento. O primeiro foi o de uma menina de 9 anos que ficou internada com sintomas como febre, lesão em calcâneo e no pé. No dia 18 de outubro, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) confirmou a contaminação por Streptococcus sp. alfa-hemolítico, mas a menina já teve alta hospitalar.
Três crianças de São João del-Rei morreram com suspeita da doença. A primeira morte, de um menino de 10 anos, foi notificada em 24 de setembro e, segundo nota, apesar de a declaração de óbito ter apontado infecção por Streptococcus pyogenes, não foi feita coleta de material para confirmação laboratorial.
A segunda morte foi de uma menina de 3 anos, notificada em 8 de outubro. Segundo a declaração de óbito, ela teve insuficiência respiratória aguda, hemorragia pulmonar, infecção não especificada e outros defeitos da coagulação. O teste para a Streptococcus A foi feito, mas o resultado ainda não foi divulgado.
Já a terceira morte, de uma menina de 10 anos, foi atribuída à disfunção de múltiplos órgãos como consequência de choque séptico. O teste dela, realizado pela Funed, deu negativo para a bactéria.
Devido a essa situação, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) receberam 2 mil testes rápidos para a detecção da bactéria, que serão aplicados conforme recomendação médica. Também estão sendo feitos testes do tipo Cultura Swab Orofaringe, conforme indicação médica.
Com informações do G1 e Prefeitura de São João del-Rei