Nesta quarta-feira (25), o Serviço de Água e Saneamento (SAS) de Barbacena emitiu uma nota explicativa sobre o abastecimento de água na cidade e problemas envolvendo a Cemig.
No documento, a autarquia informa que, além do período de seca severa que tem impactado significativamente o abastecimento de água na região, o SAS vem enfrentando problemas com a Cemig que, nas palavras da instituição, “tem interrompido o fornecimento de energia elétrica de forma recorrente, por várias horas seguidas, dificultando ainda mais a operação dos sistemas de distribuição”. Ainda de acordo com o SAS, na última terça-feira (24), o sistema de bombeamento ficou sem energia elétrica das 10h da manhã até a noite.
O SAS informou que está realizando manobras estratégicas, através da utilização de caminhões-pipas, para a garantia de abastecimento em todas as áreas de sua atuação. No entanto, pede a colaboração dos moradores, principalmente das áreas mais baixas, para que economizem água, permitindo assim que as residências em níveis mais altos também possam ser atendidas até que a situação se normalize.
Ainda segundo o SAS, a Cemig já foi notificada e providências urgentes e necessárias para a resolução da situação estão sendo tomadas.
Imagem: Google Maps