Segundo pesquisa, 44% dos jovens no Brasil são viciados em celular

Uma pesquisa recente, realizada no âmbito do estudo “Meninos: Sonhando os Homens do Futuro”, revelou que 44% dos jovens brasileiros se consideram viciados em seus celulares. O levantamento, que faz parte de um novo módulo do estudo, mostrou que o vício no aparelho digital afeta principalmente as meninas, com 52% delas se declarando dependentes do celular, enquanto 40% dos meninos afirmaram o mesmo.

Além de abordar o vício no celular, a pesquisa também investigou questões relacionadas à saúde mental dos jovens. Os dados mostraram diferenças significativas entre os gêneros. Entre as meninas, 53% relataram sofrer de ansiedade, 35% indicaram ter problemas com insônia, 22% enfrentam distúrbios alimentares e 20% mencionaram pensamentos suicidas. Apenas 20% das meninas afirmaram não ter nenhuma questão emocional.

Já entre os meninos, a pesquisa revelou que, após o vício em celular, 32% relataram não enfrentar problemas emocionais. No entanto, 24% mencionaram sentir ansiedade, 22% se disseram viciados em games e 22% enfrentam insônia. Pensamentos suicidas foram apontados por 10% dos meninos entrevistados.

O estudo também destacou diferenças nos tipos de vícios entre os jovens. O vício em games, por exemplo, é mais prevalente entre os meninos (22%) do que entre as meninas (4%). Da mesma forma, o vício em pornografia afeta mais os meninos (18%) do que as meninas (3%). Por outro lado, problemas alimentares são mais frequentes entre as meninas (22%) do que entre os meninos (7%).

Com informações de Folha de São Paulo