Nos dias 27 e 28 de julho, o Sebrae Minas promoverá o Seminário Internacional de Turismo Religioso. O evento será realizado na cidade de Itambacuri, no Vale do Mucuri, conhecida pela religiosidade franciscana. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas na plataforma Sympla.
Durante os dois dias do evento, o Santuário Nossa Senhora dos Anjos receberá especialistas nacionais e internacionais para debater sobre o desenvolvimento de destinos turísticos que envolvem a fé e a peregrinação. O tema do seminário será “Fé e devoção pelos caminhos de Minas”.
A programação do evento inclui a palestra magna no dia 27 de julho, às 14h, com o Frei Arles Dias de Jesus, ministro provincial dos Frades Menores Capuchinhos. Em sua apresentação, o religioso vai falar sobre os 150 anos da presença franciscana no Vale do Mucuri e como o turismo religioso contribui, de forma significativa, para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região. “Os santuários confiados à nossa ordem são centros de evangelização e de devoção, com destaque à realização de ações de solidariedade oferecidas aos menos favorecidos”, afirma Frei Arles.
Haverá ainda o painel “Turismo religioso e rotas peregrinas – Um fenômeno global de desenvolvimento integrado”, com participação do gerente da Regional Jequitinhonha e Mucuri do Sebrae Minas, Rogério Nunes, que vai falar sobre as ações do Sebrae Minas no apoio e estímulo ao turismo religioso na região que deu origem a formatação da Rota Turística Caminhos Franciscanos. Também participam do painel representantes da Câmara Paraguaia de Turismo das Missões Jesuíticas e da Associação dos Amigos do Caminho da Fé.
No mesmo dia, será realizado o painel “Destinos da fé e devoção – Desafios e oportunidades para os destinos de turismo religioso na atualidade”, que abordará os cases do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), e do Parque Religioso Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, em Ituporanga (SC).
Já no dia 28 de julho, às 14h, a discussão será sobre “A fé que move o turismo: promoção e comercialização turística no Brasil”, com a presença da jornalista Isabella Ricci e do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Peter Mangabeiras. Em seguida, será apresentado o painel “Espiritualidade, diversidade e identidade – O diálogo ecumênico como valor para o turismo”.
O turismo religioso movimenta mais de R$ 15 milhões todos os anos no Brasil. Segundo informações do Ministério do Turismo, são mais de 300 municípios no país com atrativos relacionados ao segmento.
Com informações de O Tempo