Senado aprova medida que muda normas do VA e VR

O Senado aprovou uma medida que muda as normas do vale-alimentação e do vale-refeição. As principais mudanças foram que agora o VR e o VA podem ser usados apenas para pagar refeições ou alimentos. Não é possível comprar cigarros ou bebidas alcoólicas com esses vales.

Agora, também será possível sacar o valor em dinheiro caso o trabalhador não gaste o crédito no período de 60 dias. As mudanças permitem ainda fazer a portabilidade de crédito entre o vale-alimentação e o vale-refeição de forma gratuita.

Hoje, o VA deve ser usado em supermercados e o VR em restaurantes e lanchonetes. Com a alteração, o trabalhador poderá usar o valor dos supermercados em restaurantes e lanchonetes e vice-versa, desde que faça a portabilidade do crédito.

O projeto também prevê que os trabalhadores possam usar seus vales em qualquer estabelecimento que aceite esse tipo de pagamento, independente da bandeira do cartão. Ou seja, se o estabelecimento for credenciado na bandeira Ticket, também receberá pagamentos pelas bandeiras Alelo, VR entre outras.

Caso seja sancionada pelo presidente, a nova medida passará a valer a partir do dia 1º de maio de 2023.

Fonte: UOL