SES-MG orienta sobre formas de uso dos autotestes para covid

Com a ideia de que o próprio paciente possa identificar a doença, o acesso ao autoteste para covid permite a coleta de material, com resultado rápido, em até 30 minutos e pode ser adquirido em drogarias, farmácias e distribuidoras de medicamentos.

Jaqueline Silva de Oliveira, Coordenadora estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), informa que os autotestes são simples de serem realizados, assim como qualquer outro autoteste. Além de intuitivo, os autotestes para diagnóstico da covid, possuem sistema semelhante ao popular teste de gravidez, ou seja, duas linhas indica resultado positivo. 

A coordenadora afirma ainda que esta é mais uma maneira de responder à pandemia de maneira positiva. Com a vacinação, uso de máscaras e do distanciamento físico, o autoteste é mais um mecanismo que passa a ficar disponível para o enfrentamento à covid.

Jaqueline explica que o melhor momento para realização do teste é entre o primeiro e o sétimo dia do início dos sintomas gripais e, para os pacientes assintomáticos, a recomendação é que o teste seja feito a partir do quinto dia após contato com a pessoa infectada com o vírus.

É importante ressaltar que, mesmo o autoteste com resultado positivo é preciso ir até uma unidade de atendimento de saúde para que o diagnóstico seja realmente confirmado e as medidas sejam tomadas corretamente. Apenas o autoteste também não garante atestado do trabalho. 

A SES-MG publicou no fim de abril um novo Manual do Diagnóstico da covid-19, que visa orientar sobre os procedimentos para realização indicada de autotestes e os procedimentos a serem seguidos. 

Fonte: Agência Minas