Na última semana, sexta-feira (23), a Prefeitura de Barbacena publicou o decreto que regulamenta o avanço da cidade para a Onda Vermelha do Programa Minas Consciente. As determinações passaram a valer no dia 24, último sábado. Mesmo com alterações, algumas regras de distanciamento como capacidade e o limite de ocupação devem ser seguidas. Para as igrejas a regra é a mesma, sendo necessária a higienização do ambiente com frequência e o distanciamento entre fiéis. As celebrações religiosas podem ter lotação máxima de 30% da capacidade de assentos.
Segundo Monsenhor Danival Milagres, Pároco da Nossa Senhora da Piedade de Barbacena, estas determinações estão sendo seguidas com critério pela igreja católica. “Neste final de semana, as missas já foram celebradas presencialmente. Continuamos seguindo os protocolos, com álcool em gel oferecido para os fiés e o distanciamento. As missas no Santuário da Piedade voltam com os horários normais como estava acontecendo antes.”
Estas mesmas determinações também estão sendo acatadas pelas igrejas evangélicas, de acordo com informações do Pastor Renato, das Assembleias de Deus “Voltamos para a Onda Vermelha e a igreja segue com os mesmos procedimentos. Álcool em gel, uso de máscara obrigatória e cultos reduzidos e agendados. Há intervalo para que seja feita a higienização também. Há sim que ter prevenção, mas não pode-se abafar a fé, porque é ela que é o instrumento maior para ajudar as pessoas a vencer a depressão e outros desafios. A igreja está cuidando de muita gente nesse período difícil. Acreditamos que Deus vai continuar suprindo, como diz o profeta Habacuque ‘Deus é aquele que está a frente e atrás da pandemia.’ E nós iremos seguir o que está determinado pelas autoridades. É uma situação atípica para a igreja, mas ela enfrentou isto em outras épocas e ela saiu vitoriosa e não será dessa vez que ela há de perder”, conclui.
Fonte: Correio da Serra / Rádio 93 FM