Conecte-se conosco

Acidentes

Torres de apoio em obras de barragens da Vale caem em Minas Gerais

Publicado

em

Duas torres do sistema preparatório para obras nas barragens Forquilhas I e II, da Vale, caíram na sexta-feira (12), em Minas Gerais. De acordo com a mineradora, não havia funcionários no local no momento da queda.

As barragens, que estão em nível 2 de emergência, ficam no limite das cidades de Itabirito, na Grande BH, e Ouro Preto, na Região Central do estado. As estruturas vão passar pelo processo de descaracterização e pertencem à Mina Fábrica.

Segundo a Vale, a área foi isolada e os órgão competentes foram informados. O G1 procurou a Defesa Civil de Minas Gerais, que disse que foi avisada sobre o ocorrido pela mineradora por volta das 16h de sábado (13).

“A estrutura que cedeu não é para a segurança da barragem, mas sim para a segurança de quem trabalha na barragem”, explica Daniel da Mota Neri, pesquisador da Unicamp e professor do Instituto Federal de Minas Gerais, no Campus Ouro Preto.

A mineradora afirmou que as torres não atingiram as barragens e que elas não tiveram alterações nas condições de segurança. A Defesa Civil está acompanhando a situação.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que realizou uma vistoria no local e ressaltou que o incidente não teve vítimas.

Nível de emergência

De acordo com a Agência Nacional de Mineração, em relatório publicado em outubro deste ano, as barragens Forquilha I e Forquilha II estão atualmente em nível 2 de emergência.

Isso significa que problemas encontrados nelas são considerados “não controlados” ou “não extintos” e que as estruturas precisam de novas inspeções e intervenções. Moradores que moram na chamada zona de autossalvamento foram retirados de suas casas no ano passado.

“As estruturas da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)”, diz ainda a nota da Vale.

Fonte: G1

Continue Lendo

Acidentes

Um único dia, BR 040 faz 3 vítimas fatais, entre elas um militar

Publicado

em

Por

Dois graves acidentes foram registrados na BR 040 nesta quarta-feira, dia 26. O primeiro deles aconteceu durante a tarde e envolveu três carretas na BR-040 próximo ao Km 738, próximo ao antigo posto Perobão em Santos Dumont. Segundo testemunhas, a vítima é um homem com idade na faixa dos 40 anos, natural da cidade de Pedra do Sino, próximo a Carandaí. Segundo  o Corpo de Bombeiros, o homem ficou preso às ferragens.

O outro acidente foi registrado por volta das 23h, no KM 737 e  vitimou fatalmente duas pessoas, sendo um homem de 30 anos e uma mulher de 27. De acordo com informações do site Portal 14B, o  homem é o 3º Sargento PM Jonathas e atuava na 6ª RPM na cidade de Lavras na Banda de Música. Se envolveram no acidente um automóvel e dois caminhões. Informações iniciais apontam que o automóvel vinha sentido Belo Horizonte, rodou na pista e atingiu um dos caminhões que acabou colidindo-se com o outro caminhão.  Além dos dois mortos, outras duas pessoas que estavam no banco de trás do automóvel, sendo uma delas uma criança,  sofreram ferimentos e foram socorridas.  

O trânsito ficou interditado no local e foi liberado em sua totalidade às 4h30 da manhã, após a remoção dos veículos da pista.  

*Matéria em atualização

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana