Nas regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes, 23 unidades vão ser contempladas, e de acordo com a Sejusp, esse retorno será orientado pelas ondas das macrorregiões do Minas Consciente.
Os locais que estiverem na onda amarela, terão o retorno das visitas nas penitenciárias, presídios e centros socioeducativos, porém, com algumas medidas de proteção. As visitas só podem acontecer a cada 30 dias, apenas de um familiar por preso, e devem durar no máximo 20 minutos.
Além disso, apenas moradores de Minas Gerais ou de microrregiões classificadas como onda verde ou onda amarela podem participar das visitas. Elas serão realizadas apenas em unidades prisionais que possuem parlatórios, em que seja possível o distanciamento de, no mínimo, dois metros. Também é obrigado o uso de equipamento de proteção individual durante o período da visita, e os atendimentos jurídicos devem respeitar o distanciamento de, no mínimo, dois metros, com limitação de uma hora por atendimento. O presídio de Barbacena está contemplado com o retorno das visitas presenciais, elas acontecerão a partir das 8h da manhã, seguindo todas as normas e diretrizes determinadas e com todos os protocolos de segurança e higiene.