UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena completa 20 anos

A UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena completa 20 anos de criação, nesta quinta-feira (17). Foram duas décadas dedicadas à vida de bebês prematuros ou que necessitam de cuidados especiais, que dependem do carinho e afeto de uma equipe multidisciplinar treinada para esta missão.

A coordenadora da UTI Neonatal da Santa Casa, enfermeira Andressa Rafaela do Socorro Silva explica que “É de suma importância, para garantir que essas mães com gravidez de risco, tenham assistência adequada a seu filho que precisa nascer prematuro, então a gente garante essa assistência”.

Ela também explica que, para os pais, é um impacto muito grande saber que o filho vai necessitar ir para a UTI Neonatal: “O primeiro impacto é de muita surpresa e insegurança, mas depois que as mães chegam aqui, elas ficam um pouco mais tranquilas”. Andressa enfatiza que o pai e a mãe da criança têm acesso livre à unidade, eles têm, inclusive, acesso 24 horas para ficarem com a criança.

A equipe da UTI Neonatal é formada por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que garantem assistência 24 horas para as crianças, também têm o apoio do serviço social e do serviço de psicologia. A UTI atende cerca de 21 municípios da macrorregião Centro-Sul e somente ano passado 255 prematuros passaram pelo setor. 

Andressa Rafaela conta que os pais expressam muita gratidão a equipe, em alguns casos, mantém contato com membros da equipe e mandam relatos e fotos das crianças. Ela ainda fala sobre sua experiência em trabalhar na UTI Neonatal: “É viver vivenciando milagres, eu falo com todo mundo aqui dentro que a gente trabalha com sonhos, a gente não cuida de crianças, a gente cuida de sonhos de pais e mães. Então é uma realização muito grande trabalhar aqui”.