Vacinação em Minas Gerais: confira os detalhes da visita de Romeu Zema em Barbacena

O Governador Romeu Zema esteve em Barbacena na última sexta-feira, dia 15 de janeiro, para entregar à Superintendência Regional de Saúde 170.500 seringas agulhadas para serem distribuídas aos 31 municípios de sua jurisdição, o equivalente a mais de 500 mil pessoas. 

Na coletiva de imprensa, Zema falou sobre o número alto de óbitos em Minas Gerais nesta segunda onda de pandemia e quais são as decisões que estão sendo tomadas pelo governo. “O nosso estado, desde o início da pandemia, tem planejado todas as etapas com a maior antecedência possível, tanto é que nós hoje temos a menor taxa de mortalidade do Brasil. Infelizmente, tivemos um número alto de óbitos, mas muito provavelmente, isso aconteceu porque as pessoas não resistiram ao vírus. E, mesmo nesta segunda onda, que tem sido mais forte do que a primeira, nós estamos conseguindo manter o nosso sistema de saúde em condições de prestar atendimento adequado a quem precisa”, afirmou.

O Governador de Minas contou quando a população mineira estará recebendo as vacinas. “O Ministério da Saúde vai dar os detalhes na terça-feira (19), mas é muito provável que já na quarta (20), a vacina será disponibilizada para ser transportada e assim que ela chegar no estado, nós vamos iniciar a distribuição e o processo de vacinação”, contou.

O Secretário de Saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral, disse à imprensa que tão logo as vacinas cheguem a Belo Horizonte, o estado já tem uma estrutura pronta para encaminhá-las aos mais de 800 municípios mineiros em até 48 horas e reafirmou que toda a logística já está definida. “Nossa ideia é dar o início da vacinação em conjunto com todo o país. Se houver necessidade, a Polícia Militar, Bombeiros e Epcar, poderão ser chamados para auxiliar na vacinação”.

O governador Romeu Zema participou de uma reunião com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello nesta segunda-feira (18). O encontro discutiu questões relacionadas à distribuição das doses da CoronaVac para todo o país. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 50 milhões de seringas foram adquiridas. Desse total, 21 milhões chegaram ao estado e sete milhões já foram entregues às 28 Superintendências Regionais de Saúde.

O governo de Minas Gerais pretende utilizar a frota aérea para que as doses alcancem os 853 municípios e vai mobilizar as forças de segurança do estado para realizar a vacinação entre os mineiros.