Mais uma atualização sobre o Covid-19 em Barbacena. Nos últimos dias, o aumento no número de casos e, consequentemente, de contágio vem aumentando em Minas Gerais.
No Hospital Ibiapaba, segundo informações da Direção, cinco leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) que foram disponibilizados para o tratamento de pessoas com Covid-19 estão ocupados.
De acordo com Flávio Maluf, os leitos disponíveis na Santa Casa de Misericórdia, estão quase todos ocupados. Na unidade, existem 20 leitos para tratamento do coronavírus. Destes, 10 leitos são destinados para o CTI, onde oito já estão preenchidos. E outros seis também estão ocupados. Está previsto que até o final do dia todos os leitos estejam completos, assim não haverá vagas disponíveis para atendimento na cidade.
No Hospital Policlínica e Maternidade, o IMAIP, a ocupação está chegando no limite, na unidade são atendidos pacientes confirmados e suspeitos de Covid-19.
Vale relembrar que o Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), divulgou o Informativo número 21. O documento aponta que há uma aceleração de contágio com média móvel de 14,43 casos por dia em Barbacena, pela segunda semana consecutiva.
Além disso, na atualização semanal do “Minas Consciente”, ficou definido que a microrregião de Barbacena volta para a Onda Amarela. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Marcilene Dornelas de Araújo, Barbacena ficou por três décimos para não retroagir para a Onda Vermelha.
É importante não se esquecer dos cuidados para prevenir o contágio. Sempre que necessário sair, use máscara, use álcool em gel e evite aglomerações.