Verão: sobremesas nutritivas para a melhor estação do ano

De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), um em cada quatro habitantes do Brasil prefere saborear uma fruta após as refeições. Segundo o Nutricionista e ex-aluno do Unipac Barbacena, Jaderson Lopez, as frutas devem ser servidas como sobremesas, pois além de serem muito benéficas para a saúde também são práticas e saborosas. “O verão nos traz não só dias lindos e de sol, mas uma variedade imensa de alimentos em plena safra, como abacate, abacaxi, acerola, banana, carambola, coco verde, jaca, entre outros”, conta. 

Para curtir os dias de sol com muito sabor, Jaderson deixou três receitas fáceis de serem feitas. Confira!

– Abacaxi Gelado: ingredientes: um abacaxi em cubos, cinco copos de água, três xícaras de chá de açúcar; dois pacotes de gelatina de sabor abacaxi e uma caixinha de creme de leite. Modo de preparo: levar o abacaxi, água e açúcar ao fogo e ferver por 20 minutos. Depois, deve-se apagar o fogo, misturar a gelatina e esperar esfriar. O próximo passo é misturar com o creme de leite. Logo após, é necessário levar à geladeira e esperar firmar.

– Sorvete de banana: ingredientes: cinco bananas, uma lata de creme de leite, uma xícara de chá de leite e uma colher de sopa de açúcar. Modo de preparo: amassar as bananas e misturar até que vire uma massa homogênea e levar ao congelador por cerca de duas horas. Após as duas horas, retirar do congelador e misturar leite, creme de leite e o açúcar à receita. Depois, bata no liquidificador por cinco minutos. Leve a receita para o congelador novamente por cerca de seis horas ou até que adquira consistência de sorvete.

– Picolé de limão: ingredientes: uma lata de leite condensado, uma xícara de chá de suco de limão, três xícaras de chá de água e uma colher rasa de raspinhas de limão. Modo de preparo: bater o leite condensado, suco de limão e a água no liquidificador e esperar a espuma se desfazer. Depois, junte com as raspas de limão. Logo após, distribua o líquido em forminhas próprias para picolé ou forminhas a seu gosto. Leve ao freezer e quando estiver quase firme, espete palitos ou cabos de colher e deixe até congelar. Para desenformar, é só passar uma faca fina entre o picolé e a lateral da forma.