Vereador Cicero Reis, de Desterro do Melo, ataca e se posiciona contra a liberdade de imprensa

 

O vereador Cicero Reis usou as suas redes sociais para atacar a imprensa por ter divulgado uma matéria da Câmara Municipal do município. O Portal Barbacenatem, que tem milhares de acessos mensais em sua plataforma, publicou uma matéria sobre as receitas e despesas da Câmara Municipal.

Foi apurado pela reportagem que, segundos dados do Portal Transparência, o repasse anual para a Câmarada de Desterro Melo, ultrapassa os R$ 1 milhão de reais. Com base nesse calculo, um vereador da Casa custa mais de R$ 100 mil reais anualmente aos cofres municipais, considerando salários e as demais despesas da Câmara, que só existem graças ao funcionamento geral do legislativo municipal.

O vereador chama a reportagem de mentirosa e tenta atribuir à prefeita a responsabilidade do repasse, em uma comunicação mentirosa, já que os repasses do Executivo ao Legislativo são assegurados em lei federal, sob pena de improbidade administrativa.

As informações divulgadas são públicas e devem ser de conhecimento da população, que na verdade é quem paga os impostos e tem o direito de saber com o que eles estão sendo gastos. Não é de interesse da reportagem as disputas políticas locais. Isso é para análise e julgamento dos eleitores.

“O uso de métodos de intimidação contra veículos e jornalistas não se coaduna com valores democráticos e demonstra um flagrante desrespeito à liberdade de imprensa. Também evidencia uma prática característica de regimes autocráticos com o apoio de alguns dirigentes políticos, para tentar desviar o foco de reportagens incômodas por meio de ataques contra quem as apura e divulga”, enfatizam as associações nacionais de jornalistas.