O vereador José Newton (foto, última fila à esquerda), na sessão da Câmara Municipal da terça-feira, 27, defendeu a abertura de escolas e do comércio, como serviços essenciais. O vereador destacou que a própria Câmara dos Deputados já reconheceu a educação como serviço essencial. Quanto ao comércio, ele enfatizou que, principalmente, os pequenos e médios empresários não suportam mais ficar de portas fechadas, mantendo emprego e pagando as contas de aluguel, salários e outras despesas, sem a receita de suas vendas de mercadorias e ou serviços.
Quanto à questão escolar, ele disse que na reunião anterior, alguns vereadores haviam alertado que estavam faltando nas escolas municipais alguns materiais essenciais a higienização sanitária, como sabonete, água e álcool. Porém, ele afirmou que esteve pessoalmente na secretaria de Educação para verificar e chamar a atenção para o fato, mas que é preciso apontar em qual estabelecimento isso estaria ocorrendo, pois não se tem notícia clara sobre isso. Por fim, saiu em defesa de escolas abertas, com as devidas medidas sanitárias sendo adotadas para garantir a saúde dos alunos e profissionais da educação.
José Newton disse que está ao lado dos comerciantes e que na semana passada marchou com eles debaixo de chuva, em uma manifestação que ocorreu na cidade. Ele reafirmou que é preciso valorizar o comerciante. “E como vamos valorizar, deixando eles trabalharem, claro seguindo as normas estabelecidas pelas autoridades. O trabalho é um direito de todos garantido na Constituição. Temos que buscar meios para garantir o direito de trabalho”, enfatizou.