Vereador Zezinho Andrada comenta visita a Câmara de alunos do Programa Parlamento Jovem de Minas

Alunos do Sesi visitaram recentemente a Câmara Municipal de Barbacena. A visita faz parte da programação do Programa Parlamento Jovem de Minas, da qual diversos estudantes da cidade estão participando. O vereador Zezinho Andrada, que é um grande incentivador da iniciativa, aproveitou a oportunidade para acompanhar os alunos e conversar sobre o funcionamento do Legislativo.
“Foi uma grande oportunidade que os estudantes tiveram para conhecer de perto algumas das atividades da Câmara. Tenho um apreço especial pelo Parlamento Jovem de Minas, pois trata-se de um programa voltado para a formação política, proporcionando à juventude a possibilidade de conhecer melhor o trabalho do Poder Legislativo, seja por meio das Câmaras Municipais ou pela Assembléia Legislativa do Estado. Assim, eles começam, desde de cedo, a participar e entender a importância e a missão desses poderes na construção da democracia e de uma sociedade mais justa para todos.
Zezinho se disse também satisfeito com o interesse dos alunos, que segundo ele, demonstraram já algum conhecimento e envolvimento com o tema. “Fiquei feliz com a visita, a participação e os questionamentos dos estudantes do Sesi’, destacou.
O Programa
O Parlamento Jovem de Minas é um programa realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e pelas Câmaras Municipais, é um programa de formação política e educação legislativa que visa ao empoderamento dos estudantes dos ensinos médio de 83 municípios mineiros para a ação social e política, sobretudo em relação ao Poder Legislativo.
Os objetivos do programa são:
 • Estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente a do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
 • Propiciar espaços de práticas democráticas, com vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
 • Estimular os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e do estado e pelo exercício da participação democrática na discussão e na decisão de questões relevantes para a comunidade, além de incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania.