Viçosa se torna a capital do doce de leite em Minas Gerais

O município de Viçosa recebeu o título de Capital Estadual do Doce de Leite, nesta última semana, por meio da aprovação da lei nº 24318 pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Em fevereiro do ano passado, o deputado Coronel Henrique (PSL) propôs o projeto de lei (PL) que visava o reconhecimento do produto em todo o estado e no país, além de incentivar o turismo gastronômico e o desenvolvimento socioeconômico do município.

“Trata-se de uma iguaria da gastronomia mineira, de qualidade única, reconhecido por dez vezes como o melhor do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, transformando-se em um símbolo da cidade e, gradativamente, de Minas Gerais”, argumentou o deputado.

Em 2021, o mesmo deputado apresentou um PL que solicitava o reconhecimento da relevância cultural do produto para o estado, assim o processo de fabricação do doce de leite produzido em Viçosa foi considerado patrimônio imaterial de Minas Gerais. O Doce de Leite Viçosa é produzido pelo setor de laticínios da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Fonte: Tribuna de Minas