A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou no boletim epidemiológico desta terça-feira (15) a primeira morte por dengue na Zona da Mata em 2021. O informativo apontou 4.615 casos prováveis de dengue na Zona da Mata e Campo das Vertentes neste ano e uma morte confirmada pela doença em Matias Barbosa. Trata-se de uma menina de 12 anos que faleceu no mês passado.
Também foram contabilizados 138 notificações em averiguação de chikungunya e 31 de zika nos municípios das regiões. Os dados são acumulados de 4 de janeiro de 2021 até o último domingo (13) sobre a incidência do Aedes aegypti nos municípios do Estado. O mosquito é o transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Barbacena possui oito casos prováveis de dengue.
Incidência do Aedes aegypti
Nesta atualização, as regionais de Barbacena e Juiz de Fora tiveram a incidência de Aedes aegypti considerada de médio risco. Anteriormente, estavam baixas.
Segundo a SES-MG, o resultado da avaliação é feita após a junção de nove indicadores, como casos prováveis de dengue, zika e chikungunya, internações pelas doenças e outros. No fim, o valor é somado.
FONTE: G1