Em pleno mês de dezembro a expectativa de milhões de brasileiros é voltada para férias, viagens e estradas. Para que esses compromissos de final de ano aconteçam sem transtornos, é preciso ficar atento a pequenos detalhes que podem fazer diferença para uma viagem tranquila.
Segundo o Major Ricardo, Comandante da 13ª RPM Companhia de Policiamento da Polícia Militar Rodoviária, é comum o aumento no fluxo de veículos neste final de ano e geralmente é um período em que ocorrem muitas chuvas. “É necessário ter atenção ao transitar nas rodovias. Para quem for viajar, principalmente nas festas de natal e ano novo, tem que também ter paciência por causa do aumento no fluxo. Se o motorista quiser chegar no horário ou tiver algum compromisso, ele tem que chegar um pouco mais cedo para não atrasar.”
Em relação às orientações gerais, o Major explica que as principais são redobrar a atenção na condução do veículo, respeitar a sinalização de trânsito e utilizar o cinto de segurança. “Caso venha ser abordado por um agente de trânsito, fornecer a documentação e dados que ele precisa para fazer a fiscalização. E o mais importante, se realizar o consumo de bebida alcoólica, não pegue a condução do veículo”, alerta.
As principais causas de acidente estão relacionadas a falta de atenção, velocidade incompatível, derrapagem e embriaguez. Em caso de acidentes com vítimas, a maioria são casos leves. Mas, neste ano, houve um aumento em vítimas fatais, é o que explicou Ricardo.
Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM