Boa parte do Brasil lida com essencialmente duas estações: a quente e a extremamente quente. Sendo assim, selecionamos alguns truques para driblar o calor, confira:
Prefira lençol de algodão: O algodão permite a ventilação do seu corpo na cama, absorvendo o suor da madrugada. Por ser uma fibra natural, ele ainda contribui para que o ar tenha um fluxo melhor dentro do quarto.
Faça um ar condicionado das cavernas: Ok, não é exatamente das cavernas, porque naquela época eles não tinham nem ventilador. Faça gelos bem grandes e coloque o bloco na frente do ventilador. Assim, ele irá soprar o ar mais fresco que está em volta do gelo.
Recorra à mania de vó: Certeza que sua avó já molhou seus pulsos e sua testa para aliviar o calor (ou uma febre). Para dar uma arrefecida nos motores, coloque compressas de gelo nos pulsos, no pescoço, na parte interna dos cotovelos, nos tornozelos e atrás dos joelhos.
Durma na rede: Em alguns lugares do Brasil, é muito comum as pessoas preferirem as redes às camas para dormir. Por ser suspensa, a rede facilita a passagem de ar.
Tome banho frio: Mas tem que ser frio mesmo, nada de chuveiro no modo “verão”. Essa corrente de água fria abaixa a temperatura corporal e retira o suor de cima da pele.
Durma no chão: Lembra das aulas de química, quando você aprendeu que o ar frio desce e o ar quente sobe? Isso pode ajudar nesses dias de calor. Já que quanto mais no alto, mais quente, coloque seu colchão (ou rede) mais próximo ao chão para aproveitar o ar mais frio.
Desconecte-se: Literalmente, queremos dizer. Gadgets e outros aparelhos eletrônicos liberam calor, até quando estão desligados. Tirando o máximo de aparelhos possível da tomada, você irá diminuir a quantidade de calor liberada e ainda economizar energia.
Fonte: Super Interessante