Filmes com histórias femininas ganham destaque no Oscar 2023, que acontece nesta noite(12)

Hoje (12), acontece a 95ª edição do Oscar e, neste ano, várias histórias protagonizadas por mulheres estão na lista de filmes que concorrem à premiação. Esse fato evidencia uma mudança na indústria cinematográfica que, por muitos anos, deu destaque apenas a histórias com protagonistas masculinos.

“É um ano extraordinário para as mulheres”, disse a atriz Cate Blanchett, que concorre a premiação como melhor atriz pelo filme “Tár”. “E sabemos que somos apenas a ponta do iceberg. Todos os anos, há performances idiossincráticas e notáveis que quebram o mito de que a experiência das mulheres é monolítica”, ela acrescenta.

“Tár” também está competindo pelo prêmio de melhor filme com o favorito desse ano que é o “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, uma aventura de kung fu pelo multiverso protagonizada por Michelle Yeoh. 

Além destes, outro filme que está concorrendo ao prêmio de melhor filme é o “Entre Mulheres”. O longa aborda a história de mulheres mononitas que estão lutando contra agressões sexuais na comunidade. 

A atriz Angela Bassett, está concorrendo ao prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo seu papel da rainha Ramonda em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, que é o segundo filme da Marvel a concorrer a mais de 3 prêmios no Oscar. 

Mesmo assim, Hollywood continua longe de ser um lugar de igualdade entre os gêneros. “As mulheres estão progredindo em certas áreas da telona, mas elas têm um longo caminho a percorrer, principalmente nos bastidores”, disse o sociólogo. 

 

Fonte: CNN