Barbacena tem saldo positivo de empregos em setembro, mas crescimento é inferior a agosto

Barbacena teve um saldo positivo de 84 novos empregos criados em setembro. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem (30). Segundo o painel, apesar do crescimento, o índice de empregos criados é cerca de 65% menor do que em agosto, quando a cidade teve um saldo positivo de 241 vagas.

Ao longo dos nove primeiros meses de 2023, Barbacena ganhou 1.067 novos empregos. O número de contratações superou o de demissões em quase todos os meses. Apenas em maio, junho e julho o número foi negativo, com mais demissões que contratações.

No balanço anual, o setor que mais gerou novos postos de trabalho em Barbacena foi o de Serviços, com 679 empregos gerados em 2023, sendo 46 apenas em setembro. O setor de Indústria também tem saldo positivo, com 286 mais contratações que demissões neste ano.

O bom resultado se repete nos setores de Construção e Agropecuária, com geração de 123 e 39 novos postos de trabalho na cidade até setembro de 2023. Por outro lado, o setor de comércio mais demitiu do que contratou, fechando 60 vagas de trabalho entre janeiro e setembro.

Já a nível nacional e estadual, todos os setores tiveram crescimento no número de vagas nos nove primeiros meses do ano. Apenas em setembro, Minas Gerais gerou 12.631 postos de trabalho. Ao longo do ano, foram gerados 183.414 empregos no estado. Já no Brasil, foram criados 211.764 postos de trabalho em setembro e 1.599.918 novos empregos nos nove primeiros meses do ano. 

Com informações do Caged