Conecte-se conosco

Destaque

Ano letivo na rede pública estadual de Minas Gerais em 2021 terá início em 4 de março

Publicado

em

Publicada nesta terça-feira, 22, a Resolução 4.469 que diz sobre a volta do ano letivo no dia 4 de março de 2021. O documento também define os procedimentos de ensino, as diretrizes administrativas e pedagógicas para as escolas estaduais no próximo ano.

A partir da publicação, as escolas devem organizar suas atividades administrativas e pedagógicas fundamentais para o bom funcionamento do ano letivo de 2021. O calendário escolar deve ser organizado de forma a garantir o mínimo de 200 dias letivos e a carga horária anual prevista para os diferentes níveis e modalidades de ensino.

De acordo com o calendário escolar, de 1 de fevereiro a 2 de março será o período das férias escolares. No dia 3 de março tem início o ano escolar, ou seja, os profissionais da escola iniciam o trabalho de planejamento, reuniões e formação continuada. O 1º semestre letivo começa no dia 4 de março e o 2º semestre letivo no dia 3 de agosto. O término do ano letivo está previsto para 17 de dezembro.

Avaliação diagnóstica

O calendário escolar prevê que, logo no início das atividades escolares, os estudantes da rede estadual façam a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem. A aplicação da prova está prevista para o período de 15 a 26 de março. Já a primeira Avaliação Formativa da Aprendizagem será aplicada de 24 de maio a 3 de junho.

Datas tradicionalmente já previstas no calendário escolar também estão contempladas no documento. O período de 19 de junho a 26 de junho, por exemplo, será dedicado às atividades da “Semana Estadual de Prevenção às Drogas”, conforme a Lei nº 16.514 de 2006. De 12 a 18 de agosto será realizada a “Semana Estadual das Juventudes”, instituída pela Lei nº 22.413 de 2016. A “Semana de Educação para a Vida”, instituída pela Lei Federal nº 11.988 de 2009, será entre os dias 16 e 20 de novembro.

A resolução estabelece, ainda, os prazos para registro e encerramento dos bimestres no Diário Escolar Digital, após lançamento pelo professor da frequência diária dos estudantes, dos conteúdos lecionados nas aulas, os procedimentos de avaliação, as oportunidades de aprendizagem e o aproveitamento alcançado pelos estudantes. Além disso, o diretor da escola deverá oficializar à Superintendência Regional de Ensino (SRE) as datas das reuniões dos conselhos de classe, em até cinco dias úteis da data prevista para a sua realização.

As reuniões com pais e/ou responsáveis também devem estar previstas no calendário das instituições e devem acontecer bimestralmente. A direção da escola deve buscar estratégias para estimular a participação da comunidade escolar e fomentar o diálogo com as famílias sobre o processo de aprendizagem dos estudantes.

As escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas poderão elaborar proposta de calendário diferenciado, considerando as especificidades das comunidades locais.

Fonte: Agência Minas

Continue Lendo

Destaque

Renato Teixeira fará show em Barbacena

Publicado

em

Por

O cantor e compositor fez três DVDs e três CDs repletos de novas canções – trabalhos premiados com 3 Grammys e dois prêmios da música brasileira, além de muitos CDs e DVDs vendidos

Barbacena receberá no dia 28 de outubro, sexta-feira, pela primeira vez, o cantor Renato Teixeira. O evento acontecerá no Automóvel Clube em um formato diferenciado, somente mesas, os fãs de Renato Teixeira terão uma apresentação exclusiva para um público limitado. Além do cantor, haverá também a apresentação da cantora Maria Eduarda, que fará a abertura e o encerramento, que terá duração total de 4h. O evento está sendo promovido pela LG Comunicações, com apoio do portal de Notícias Minas Tem e da TV Lafaiete, afiliada da Rede Minas.

Renato Teixeira é compositor e cantor dedicado à chamada “música de raiz”, compôs grandes sucessos como Romaria, canção imortalizada por Elis Regina em 1977, e Tocando em frente, parceria com Almir Sater. Na década de 90 foi apresentador do programa Tom brasileiro da TV Record. Em 2010, gravou Amizade sincera com Sérgio Reis, também defensor da música caipira. Renato fez três DVDs e três CDs repletos de novas canções – trabalhos premiados com 3 Grammys e dois prêmios da música brasileira, além de muitos CDs e DVDs vendidos.

Atualmente, músicas do cantor são tema da novela Pantanal, que está sendo exibida em horário nobre na Rede Globo. A sua filha Isabel Teixeira participa da trama das 21h. Se ao longo de décadas, ela foi chamada de “a filha de Renato Teixeira”, o apelido perdeu um pouco de seu valor desde março, quando estreou a nova versão da novela “Pantanal”. No remake, Isabel dá vida a Maria Bruaca, e o personagem vem ganhando destaque.

Renato Teixeira e sua filha Isabel Teixeira

Mais informações sobre o evento

Dia: 28 de outubro de 2022 – Sexta-feira

Local: Automóvel Clube

Duração: 90 minutos (show Renato Teixeira)

4 horas (total de duração do evento)

Abertura do Clube: 22h

Ingressos: somente mesas de 4 lugares

OBS: não haverá venda de ingressos avulsos.

Buffet All Inclusive

Com Buffet All Inclusive ( Bacco), em formato americano, com o seguinte cardápio:

Batata, mandioquinha, tilápia, pão de queijo, alcatra suína, torresmo, calabresa, pastel caseiro e iisca de frango

Bebidas: Cerveja Skol e Brahma, Refrigerante e Água (servido na mesa)

Reserva de mesas e informações

32 99954 7692

 

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana