O forte calor, o clima seco e a baixa umidade, aliado a escassez de chuvas, ocasionaram o acionamento de viaturas do Corpo de Bombeiros para o atendimento de cinco ocorrências de incêndio em vegetação, algo muito raro neste período.
Foram registrados dois focos de incêndio às margens da rodovia MG-338 (próximo a Colônia Rodrigo Silva) e um no bairro Urias de Castro. Também ocorreu um incêndio no sábado (30) no distrito de Dr. Sá Fortes, em Antônio Carlos. Além destes, foi registrado um incêndio em vegetação no bairro do Tejuco em São João del Rei.
Para o Tenente Harmisson Resende, comandante das equipes operacionais de Bombeiros são ocorrências atípicas.
Segundo o oficial, no ano de 2020, foram registrados 20.741 ocorrências de incêndio em vegetação em todo o Estado de Minas Gerais. (Fonte: SIDS/MG). Destas apenas 100 ocorrências foram registradas no mês de janeiro de 2020. Sendo este mês com índices maiores comparado ao mês de fevereiro, que registrou 57 ocorrências.
Para o oficial, o fenômeno climático ocorrido no mês de janeiro como a ausência de chuvas e o calor intenso possibilita o aumento dos números de incêndio. Também, a atuação do ser humano que aproveita a fragilidade da vegetação para atear fogo.
“Isto provavelmente ocasionará um período de estiagem com incidência maior de ocorrências de incêndio em vegetação, onde, por exemplo, nos meses de julho a setembro foram registrados mais de 13.000 ocorrências no ano de 2020” finalizou.
Fonte: Corpo de Bombeiros