Conecte-se conosco

Destaque

Cepa da dengue mais disseminada no mundo é encontrada no Brasil

Publicado

em

Segundo uma informação divulgada no portal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi detectado por pesquisadores o genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue pela primeira vez no Brasil. A linhagem, que é a mais disseminada no mundo e está presente na Ásia, no Oriente Médio e na África, nunca havia sido encontrada no território brasileiro. O genótipo foi identificado em Aparecida de Goiânia (GO).

A detecção do genótipo da dengue foi liderada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO) e ocorreu em fevereiro a partir de uma amostra de um caso de dengue do final de novembro do ano passado.

De acordo com a Fiocruz, para os pesquisadores, a chegada dessa cepa ao Brasil preocupa, porque existe a possibilidade de ela se disseminar de forma mais eficiente do que a linhagem asiático-americana, também conhecida como genótipo 3 do sorotipo 2, que atualmente circula no país.

O achado representa o segundo registro oficial desse genótipo nas Américas, após um surto no Peru, em 2019. As análises feitas no Brasil mostram que a linhagem encontrada é semelhante a dois microrganismos isolados durante o surto registrado na província de Madre de Dios, no Peru. Porém, ainda não é possível dizer que o genótipo cosmopolita foi introduzido no Brasil a partir do país vizinho. A suspeita é que tenha chegado a partir da Ásia, por meio de viagens intercontinentais.

Segundo a Fiocruz, as secretarias municipal e estadual de Saúde e o Ministério da Saúde foram comunicados. Os pesquisadores ressaltam que entre as principais ações para conter a disseminação da dengue está a eliminação de depósitos de água parada, que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Além das ações de combate à dengue, enfatizam ainda a importância de intensificar a vigilância genômica do agravo para mapear a possível circulação da linhagem cosmopolita e compreender melhor as rotas de introdução do vírus no país.

Fonte: Itatiaia

Continue Lendo

Destaque

Maior santuário do mundo em homenagem a Santa Rita de Cássia será inaugurado em Minas

Publicado

em

Por

Após quase quatro anos de obras, começa a ser inaugurado hoje o maior Santuário dedicado a Santa Rita de Cássia no mundo, na cidade de Cássia, localizada no sul do estado. Com público previsto de mais de 100 mil pessoas, serão três dias de celebrações, que se encerram em 22 de maio, dia da padroeira das causas impossíveis.

A expectativa é atrair cerca de 150 mil pessoas para a cidade. O santuário ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 100 mil de edificação. Ele abriga um centro comercial, a casa do clero, um velário e a réplica da casa de Santa Rita de Cássia. Com capacidade para até 5 mil pessoas sentadas, 2 mil em pé, o espaço religioso conta ainda com vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até 1000 carros.

Para marcar a inauguração do santuário, serão três dias de celebrações, incluindo missas, procissão e apresentações musicais. “Com muita alegria recebi a missão de estar à frente do novo Santuário de Santa Rita de Cássia. A expectativa de todos é grande para a inauguração. Cássia está de portas abertas para todos os fiéis e peregrinos. Serão dias de grandes emoções e bênçãos”, comenta o padre Michel Pires, responsável pela paróquia.

Fonte:Hoje em dia

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana