Conecte-se conosco

Destaque

Cientistas criam enzima “comedora” de plástico

Publicado

em

Cientistas norte-americanos desenvolveram uma enzima ‘comedora de plástico‘ que pode eliminar bilhões de toneladas de resíduos de aterros sanitários pelo mundo.

Ela foi criada por engenheiros e cientistas da Universidade do Texas em Austin e tem o poder de destruir o PET (polietileno tereftalato), que é onipresente em embalagens de alimentos e bebidas, têxteis e fibras de tapetes de poliéster.

A descoberta oferece esperança para resolver a poluição global superalimentando a reciclagem em grande escala. Grandes indústrias seriam capazes de recuperar e reutilizar produtos em nível molecular.

Esta descoberta, publicada na Nature , pode ajudar a resolver um dos problemas ambientais mais prementes do mundo: o que fazer com os bilhões de toneladas de resíduos plásticos que se acumulam em aterros sanitários e poluem nossas terras naturais e água.

A enzima tem o potencial a acelarar a reciclagem em larga escala, o que permitiria que as principais indústrias reduzissem seu impacto ambiental recuperando e reutilizando plásticos em nível molecular.

A enzima reduz o plástico em partes menores – substâncias químicas que podem ser reagrupadas.Em alguns casos, os plásticos podem ser totalmente decompostos em menos de 24 horas.

Por meio dessas abordagens enzimáticas mais sustentáveis, podemos começar a imaginar uma verdadeira economia circular de plásticos.”
Com informações do Sunnyskyz

Continue Lendo

Destaque

Receitas caseiras de inalação para melhorar o nariz entupido

Publicado

em

Por

A chegada de uma intensa onda de frio no país deixou todo mundo um pouco abatido. Essa queda brusca de temperatura aumenta os quadros de gripes e resfriados e o nariz entupido é um problema que atrapalha muita gente. 

Mas não são as secreções dessas doenças que deixam seu nariz entupido, os vasos sanguíneos presentes nas membranas que forram a parte interna das narinas fica inflamado e dificulta a respiração, algumas inalações caseiras podem ajudar. 

O método é fácil e barato, basta ferver água com ervas medicinais, sem coar, despejar em uma vasilha e inalar o vapor, com distância aproximada de 20 cm. Para potencializar o benefício, coloque uma toalha sobre a cabeça. 

A nutricionista da Associação Brasileira de Fitoterapia, Aurea Astulla, lista algumas receitas:

INALAÇÃO COM CHÁ DE GUACO:

Ingredientes:

1 litro de água

1 colher (sopa) de folhas frescas de guaco

Modo de preparo:

Ferva 1 litro de água com 1 colher (sopa) de folhas frescas de guaco e despeje em uma bacia, com cuidado para não se queimar. Inale o vapor do chá por 15 minutos. Repita o procedimento todas as noites até que note uma significativa melhora.

INALAÇÃO COM CHÁ DE GENGIBRE E LIMÃO:

Ingredientes:

1/2 litro de água

1 colher (sopa) de gengibre fresco

1 limão

Modo de preparo:

Em uma panela, ferva 1/2 litro de água com 1 colher (chá) de gengibre fresco picado e 1 limão cortado. Despeje em uma bacia com cuidado para não se queimar. Cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor do chá por 15 minutos.

INALAÇÃO COM CHÁ DE CAMOMILA:

Ingredientes:

1/2 litro de água

1 colher (sopa) de camomila

Modo de preparo:

Ferva 1/2 litro de água com 1 colher (sopa) de camomila e despeje em uma bacia, com cuidado para não se queimar. Inale o vapor do chá por 15 minutos. Repita o procedimento todas as manhãs e noites até que note uma significativa melhora.

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana