A decoração da casa do BBB 22 deu o que falar desde que foi divulgada. As cores fortes e formas geométricas foram alvo de muitos comentários na internet.
As pessoas acreditam que por conta da decoração não conseguiriam ficar no reality e até levantaram hipóteses que a decoração é uma estratégia para deixar os participantes mais estressados.
Segundo especialistas, o ambiente pode sim interferir no humor. “Cor é um feixe de luz visível que possui determinada frequência. Nossos olhos são órgãos do sentido que possuem células fotossensíveis capazes de reagir a determinadas frequências. Assim, dentro de um espectro, algumas cores são mais ‘fortes’ do que outras”, comenta a psicóloga Myenne Tsutsumi.
Em alguns casos, a associação é uma herança evolutiva. A profissional explica que, ao longo da história, algumas cores foram associadas a comidas ou animais venenosos, por exemplo.
Segundo Myenne: “A depender das relações que construímos em determinados ambientes, eu posso ser acalmada ou estressada pelo que está no ambiente, incluindo as cores”.
Ela ainda afirma que as cores podem influenciar sim, porém as relações no ambiente devem ser consideradas.
Giseli Caterine Miranda, psicóloga, afirma que “Com o tempo, a pessoa vai se adaptar ao ambiente cheio de estímulos e o que vai prevalecer é como ela lida com as relações, com os jogos, competitividade e pressão”.
Fonte: UOL