Mais pássaros sendo transportados ilegalmente; autores foram multados em mais de 190 mil reais

Por volta de 15h desta sexta-feira (15), durante fiscalização na Rodovia BR-265, em Barbacena, a Polícia Militar Rodoviária abordou um veículo HB20 que seguia sentido de Barroso para Barbacena e posteriormente para o Rio de Janeiro.

Ao serem solicitados os documentos de porte obrigatório para o condutor, de 53 anos, os dois ocupantes do carro ficaram nervosos, o que gerou suspeição da equipe policial. A PM localizou no porta malas quatro gaiolas com um pássaro da fauna silvestre trinca-ferro. Também foi observado que entre os bancos traseiros haviam diversas caixas contendo pássaros. Ao todo eram 90 pássaros, sendo 40 coleiros e 50 trica-ferros.

Ao ser solicitado os documentos exigidos pela lei, o condutor disse que não possuía e assumiu a propriedade dos pássaros. Ele relatou que tem parentes na cidade de São João del Rei e que frequentemente vem visitá-los e aproveita para percorrer a cidade em busca dos diversos tipos de pássaros e os vende na feira do Rio de Janeiro, onde mora.

Os animais foram resgatados e encaminhados para a médica veterinária que avaliou a condição dos animais e permitiu a soltura deles na natureza. Os autores receberam voz de prisão e responderão por crimes de maus tratos e tráfico de animais silvestres. Eles foram autuados em aproximadamente 190 mil reais.