Planejamento financeiro: ano novo com finanças sob controle

2020 mostrou como é imprescindível ter planejamento nos diferentes aspectos da rotina diária. Na economia, o ano não foi fácil. A pandemia do coronavírus aumentou a taxa de desemprego no país, gastos com contas que as pessoas não estavam acostumadas também surgiram e os produtos se tornaram muito mais caros nos mercados. Mas para começar 2021 de forma tranquila e com a organização das suas finanças em dia, é necessário fazer o melhor planejamento financeiro pessoal. 

Segundo Helvécio Reis, professor de Finanças no UNIPAC, fazer um planejamento para o ano que se inicia é muito importante. “É preciso estabelecer o salário como nosso teto, ou seja, o máximo que se pode gastar. E por isso o planejamento financeiro é tão importante. Ele serve para que se evite o risco de dever para bancos e cartões de crédito, já que as taxas de juros desses dois são as mais altas que se tem atualmente no mercado”, explica. 

O professor sugere que o planejamento financeiro não seja feito para um período muito longo de tempo, sendo três meses o máximo. “Anote no dia que recebe o salário o valor líquido total desse dinheiro e as datas e valores das contas que você precisa pagar. Sempre procure fazer o saldo. Por exemplo, se ganho R$ 1000 no dia cinco e tenho uma conta de luz de R$ 100 para pagar no dia dez, subtraio 1000 menos 100 reais. E assim por diante. Faça isso com todas as contas. Se entrar algum dinheiro que você não tinha considerado no seu planejamento financeiro ou algum gasto a mais, também anote.”

Para muitos, a pandemia do coronavírus trouxe prejuízos financeiros e contenção de gastos. Além disso, o vírus trouxe mudanças de hábitos e de consumo. Há casos comprovados de pessoas que desenvolveram problemas de saúde mental devido ao isolamento e distanciamento social. Helvécio orienta que se alguém, por exemplo, passou a gastar compulsivamente nesse período, o ideal é procurar por ajuda de um psicólogo.

Por fim, o professor explicou que é muito importante acompanhar o planejamento financeiro ao longo dos meses. “Para manter sua saúde financeira, é preciso que o plano seja acompanhado diariamente”, sugere.