O distrito de Senhora das Dores passa por dificuldades estruturais, tanto em seu perímetro urbano quanto na zona rural. Alberto, morador do local afirma que os buracos são tantos que impedem a passagem em certos trechos da cidade: “A gente tá com um problema sério aqui, desde dentro do distrito, que é o asfalto, que está uma buraqueira só, a rua Padre Eudes, que é a principal, e a rua Zé Luiz, estão em condições praticamente intransitáveis.”
Ele ainda afirma que todas as comunidades rurais estão em situação de calamidade. “Agora com o agravamento das chuvas nos últimos dias que tá com esse problema maior. O pessoal da comunidade de Carapinas, está sem condições de sair de lá, porque tem um morro que está praticamente intransitável, desde quarta-feira, não conseguem ter acesso. Não se consegue nem sair e nem chegar no local.”, afirma.
O morador relata que esteve em contato com a Defesa Civil e que de acordo com eles, “o problema é a secretaria de obras que tem que resolver. Na zona rural, a defesa civil não pode intervir.”
Ele também explica que é difícil entrar em contato com a Prefeitura e que, quando mandam materiais, sempre são insuficientes para resolver os problemas.
Nossa reportagem fez contato com o secretário de obras Jefferson Valentim que afirma que o acesso às zonas rurais sofre bastante com a chuva e também dificulta o acesso, por parte da prefeitura. “Na medida do possível a gente já está enviando equipes para esses pontos, para poder atuar. Mas infelizmente, enquanto a chuva não der uma estiada e permitir o transporte de material, como escora, até os locais, a gente ainda vai ter que trabalhar apenas com recuperações emergenciais.”
Também está sendo feito um planejamento usando a previsão do tempo como parâmetro, para que possam tender mais locais.